quinta-feira, 10 de setembro de 2009

China - Rios Importantes --> Rio Indo


Vista do rio Indo, da auto-estrada do Caracórum.

Vista do rio Indo, da auto-estrada do Caracórum.
Comprimento 2900 a 3180 km
Posição: 21
Nascente confluência dos rios Sengge e Gar
Altitude da nascente 5500 m
Foz Mar Arábico, Oceano Índico
Área da bacia 1.081.700 km2
Delta Delta do Indo
País(es) República Popular da China
Índia
Paquistão
País(es) da
bacia hidrográfica
República Popular da China
Índia
Paquistão

O rio Indo (urdu: سندھ Sindh; sindi: سنڌو Sindhu; sânscrito e híndi: सिन्धु Sindhu; persa: حندو Hindu; pachto: ّآباسن Abasin "Pai dos Rios"; tibetano: Sengge Chu "Rio Leão"; chinês: 印度 Yìndù; grego: Ινδός Indos) é o rio mais longo e mais importante do Paquistão e um dos mais destacados rios do subcontinente indiano. O topônimo "Índia" é proveniente do nome do rio.

Com origem no planalto tibetano, próximo ao lago Mansarovar, o rio atravessa o distrito de Ladakh na Caxemira e nas Áreas do Norte na direção sul, cortando o Paquistão de norte a sul até desaguar no mar Arábico perto da cidade paquistanesa de Karachi. Seu comprimento é de 3200 km e sua bacia hidrográfica totaliza mais de 1 165 000 km². O fluxo anual estimado do rio é de cerca de 207 km³. Desde sua origem no topo do mundo, em meio a geleiras, aquele curso de água alimenta um ecossistema de florestas temperadas, planícies e campos áridos. Juntamente com os rios Jilum, Chenab, Rauí, Beás, Satle[1] e o extinto Sarasvati, o Indo forma o chamado delta do Sapta Sindhu ("Sete Rios") na província paquistanesa de Sind. O Indo conta 20 afluentes principais.

O Indo é a principal fonte de água para a economia do Paquistão, em especial nas províncias de Panjabe (maior produtora agrícola do país) e Sind. Também é a maior fonte de água potável do país e é usado por muitas indústrias pesadas.

O Indo é um dos poucos rios do planeta a possuir um refluxo de maré[2]. Alimentado, em grande medida pela neve e geleiras das cordilheiras de Caracórum, Hindu Kush e Himalaia no Tibete, em Caxemira e nas Áreas do Norte (Paquistão), o fluxo do Indo varia conforme as estações do ano: reduz-se durante o inverno e chega a extravasar durante o período das monções (julho a setembro). Há indícios de que seu curso se moveu para oeste ao longo do tempo.

Curso

O rio tem início na confluência dos rios Sengge e Gar, que drenam as cordilheiras Nganglong Kangri e Gangdise Shan. Em seguida, corre no sentido noroeste através de Ladakh-Baltistão até Gilgit, ao sul da cordilheira de Caracórum. Os riachos Shyok, Shigar e Gilgit contribuem águas glaciais. Gradualmente, o curso toma o sentido sul e sai da região montanhosa entre Peshawar e Rawalpindi. O Indo atravessa então imensos desfiladeiros (com entre 4 500 e 5 200 m de altitude) próximo ao maciço Nanga Parbat. Corre então com velocidade na região de Hazara até ser represado no reservatório de Tarbela. Encontra-se com o rio Cabul perto de Attock. O restante de seu curso segue áreas da planície do Panjabe e do Sind, quando perde velocidade. Na altura de Mithankot, encontra-se com o rio Panjnad. Após passar por Jamshoro, desagua num grande delta a leste de Thatta.

Principais afluentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário