quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Império Inca

O Império Inca foi uma civilização que existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos espanhóis colonizadores e a morte do Sapa Inca Atahualpa

O império incluía regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul da Colômbia, todo o Peru e a Bolívia, até o noroeste da Argentina e o norte do Chile. A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua.

Vários mistérios cercam esta civilização, como por exemplo os geóglifos (linhas no solo) de Nazca, no Peru. Há muitas teorias sobre essas marcas gigantescas no solo, muitas delas relatadas no livro “Eram os Deuses Astronautas?”, de Erich Von Daniken. Neste livro o autor publica suas teorias e de outros também sobre os mistérios da antiguidade, como por exemplo, como os egípicios, incas, maias e astecas contruiram as pirâmides, o continente perdido de Atlântida, símbolos

Pré-históricos, etc. Tudo isso segundo ele, foi feito com a ajuda de Extraterrestres, que, segundo essas civilizações da antiguidade, eram retratados como deuses. Este livro é uma boa pedida.

Mas voltando ao nosso assunto, que são os Incas, falemos sobre a religião dos Incas. Como quase todos os índios, os incas eram politeístas. E como todos os maias, astecas, egípicios, gregos, romanos, etc, eles realizavam sacrifícios para os deuses, tanto de humanos, como de animais. Eles também mumificavam os mortos, assim como egípicios, maias e astecas.

Eles tinham um governo centralizado, e o imperador inca era chamado, Sapa Inca.

No Império Inca haviam as chamadas Virgens do Sol, que eram mulheres escolhidas para servir ao Deus Sol.

A mais conhecida e conservada cidade inca é a cidade de Machu Pichu. O mais provável é que esta cide tenha sido uma cidade sagrada habitada apenas por Virgens do Sol.


Indicações de livros e filmes


Livro

Título: Eram os deuses Astronautas?
Autor: Erich von Daniken
Ano de Publicação: 1968
Número de Páginas: 178
Sinopse:

Eram os Deuses Astronautas? é um livro escrito em 1968 escrito pelo suíço Erich von Däniken, onde o autor especula a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que para cá teriam se deslocado.


Von Däniken apresentou como provas as confusas coincidências entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outras maravilhas do planeta. Ele também cria uma certa teoria de cruzamentos entre os extraterrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana.

Dizia o autor também que esses extraterrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem a explicação do título do livro.

Por seu incrível poder de persuasão, unido à época lançada - um ano antes do homem ir à Lua -, von Däniken conseguiu vender milhares de livros e convencer muitos leitores. As teorias defendidas neste e em outros livros de Däniken ainda são tema de discussão, leiga ou acadêmica, contrária ou favorável. Alguns autores exploram o tema da teoria dos astronautas antigos.


-----------------------------------------------------------------------------------------------


Filme

Título: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Direção: Steven Spielberg
Produção: George Lucas
Elenco:
Gênero: Aventura
Duração: 122 minutos.

Distribuidora: Paramount Films
Sinopse:

No ano de 1957, Indiana Jones e seu amigo George "Mac" McHale são raptados por militares soviéticos, liderados pela Coronel Doutora Irina Spalko, enquanto faziam escavações arqueológicas no México. De lá são transportados para uma instalação militar secreta no deserto de Nevada chamada Hangar 51. Com a orientação de Indiana, os russos pegam um caixão magnético com o corpo de um ser extraterrestre, encontrado 10 anos antes em Roswell, Novo México. Após isso, Indiana tenta escapar mas descobre que Mac se aliou aos soviéticos. Um confronto se segue, com Indiana fugindo em um carro-foguete, que o leva a uma cidade de testes nucleares, com o herói sobrevivendo à explosão nuclear ao se esconder em uma geladeira revestida de chumbo. O incidente leva-o a ser questionado pelo FBI, que revela que o está investigando devido aos laços de Mac com os comunistas.

Voltando a universidade em que leciona em Connecticut, Indiana é afastado pelo reitor para evitar que a investigação do FBI o leve a ser demitido. Na estação de trem, Indiana é impedido por um jovem, Mutt Williams, que diz que um velho colega de Indiana, Professor Harold Oxley, sumiu após encontrar uma caveira de cristal perto das linhas de Nazca, no Peru. Em um restaurante, os dois discutem Akator (também conhecida El Dorado), as caveiras e a tribo Ugha. Quando Mutt passa a Indiana uma carta de Oxley, agentes soviéticos se aproximam deles, e uma perseguição se segue no campus. Após fugir, Indiana percebe que Mutt fora seguido pelos soviéticos, e decide ir ao Peru atrás de Oxley.

No Peru, Indiana e Mutt descobrem que Oxley ficou em um sanatório em uma igreja até ser sequestrado pelos soviéticos, e lá descobrem pistas que levam à tumba de Francisco de Orellana, um Conquistador que desapareceu buscando Akator. No túmulo, os dois encontram a caveira de cristal, mas ao saírem do cemitério, são capturados pelos soviéticos, que os levam para um acampamento no Brasil. Lá Mutt reencontra sua mãe – que revela ser Marion Ravenwood, velho amor de Indiana – e os soviéticos revelam que a caveira de cristal, que possui um magnetismo capaz de atrair até objetos não-ferrosos, é o esqueleto de um extraterrestre (porque o corpo de Roswell também possui um esqueleto cristalino), e possui poderes psíquicos (levando Oxley a loucura após este passar tempo demais exposto a ela). Indiana, Marion, Mutt e Oxley tem uma tentativa frustrada de fuga, no qual Marion revela que Mutt se chama Henry Jones III, e é filho de Indiana.

Os quatro finalmente consegue escapar em uma longa perseguição veicular envolvendo lutas de espada, macacos e formigas gigantes. Mac se une ao grupo dizendo que é um agente duplo contra os soviéticos (mas está realmente orientando os comunistas). Após fugir em um veículo anfíbio, Indiana e o grupo chegam ao Templo de Akator, uma pirâmide estilo Maia na floresta Amazônica. Dentro do templo, Indiana usa a caveira para entrar na câmara central, onde treze esqueletos de cristal, um sem cabeça, estão sentados em círculo. Mac então revela suas intenções verdadeiras, enquanto Spalko invade a sala, e devolve a caveira ao esqueleto decapitado. O ser desperta, e se comunica com Oxley em dialeto maia. Indiana traduz dizendo que os aliens querem recompensá-los. Spalko diz que quer "saber tudo".

O ser passa a jogar o conhecimento de sua raça na mente de Spalko, enquanto um portal se abre sobre a sala - Oxley reavém sua sanidade, e diz que os aliens são criaturas extradimensionais. O templo começa a se desmanchar e a ser sugado pelo portal, um destino que Indiana, Marion, Mutt e Oxley escapam, mas não Mac e os soldados de Spalko. Quando todos os esqueletos se unem em um único ser, o conhecimento se prova demais para Spalko, que é desintegrada e sua essência sugada pelo portal. O templo desaba, e um disco voador sai dos destroços enquanto o rio Amazonas alaga o vale. De volta a América, Indiana é reintegrado a faculdade e se torna reitor adjunto, e ele e Marion finalmente se casam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário